Anna Guerra

Corda de caranguejo –
técnica mista s/ canvas
100 X 160 cm –
2019.

Artista plástica, curadora, com várias exposições nacionais e internacionais.

“Anna traz da cultura popular nordestina não somente a inspiração, mas também (tão bem!) uma nova ferramenta de olhar.

Pássaros ou peixes das lagoas de Porto de Galinhas, Lampiões de Maracatu, bonecas das feiras… Tudo isso ou nada disso, Paul Klee emerge – como lição de olhar e ver. Nada de friezas nórdicas ou helvéticas, pulsações…

Anna Guerra só pinta aquilo que lhe toca a alma e essa é uma forma de garantir emoção no conteúdo da tela.

Mais do que o próprio desenho que tece e conclui a substância formal da imagem, nos seus quadros deve-se relevar a natureza vibrante de seu cromatismo e sua precisa medida de timbre. A cor, portanto, não é um aparato determinado pela emoção interior, mas sobretudo, uma conotação da dimensão humana e da natureza nordestina da pintura.

Re CONSTRUÇÃO  –
técnica mista s/ canvas –
130 X 100 cm –
2019

Temos que acatar a sua paixão pelo nordeste como um privilégio de nossa parte. E usufruir do talento com que somos brindados por essa mulher que tem nos pincéis uma arma poderosa em defesa de nossa terra e nossa gente.

As cores são também sempre harmoniosas e predominam os tons pastéis e formas bem definidas, mas isso pode mudar de acordo com o momento da vida. E há um recado e uma ideia em cada quadro que ela tenta transmitir com figuras simbólicas como mulatas de cabelos vermelhos. A vontade é mostrar a força da mulher nordestina, sua determinação e garra, a luta com um mundo nem sempre hospitaleiro e muitas vezes claramente hostil.

Anna se envolve com esses personagens e transmite para eles a sua personalidade combativa e determinada.”

Adão Pinheiro

Caçuá –
técnica mista s/ canvas –
160 X 100 cm –
2019.

Fotos: Anna Guerra